SINDIPROESP PARTICIPA DE REUNIÃO DA CONACATE NA CÂMARA MUNICIPAL

Home / Destaque / SINDIPROESP PARTICIPA DE REUNIÃO DA CONACATE NA CÂMARA MUNICIPAL

A diretoria do Sindiproesp, por suas diretoras Márcia Semer (presidente) e Ana Arruda (tesoureira), compareceu, no último dia 15 de fevereiro, em reunião da CONACATE- Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado-, que reuniu servidores e sindicatos de carreiras de Estado de todo o país em auditório da Câmara Municipal de São Paulo.

Entre os temas tratados, a discussão sobre a Reforma da Previdência, seu impacto sobre os servidores públicos brasileiros e as formas de mobilização e sensibilização da sociedade para essa sensível questão, dominou boa parte da pauta.

Os integrantes das carreiras típicas de Estado são aqueles servidores públicos concursados, em sua maioria estatutários (mas não só), que formam a base estrutural da burocracia profissional do país.

São, entre outros, advogados públicos, juízes, promotores, defensores públicos, agentes fiscais de renda, delegados, policiais civis e militares, professores, pesquisadores, fiscais do trabalho, florestais, sanitários, diplomatas, médicos, agentes de saúde, integrantes das forças armadas, enfim, um elenco significativo de profissionais que estão na base do Estado e sem os quais o Estado simplesmente não existe.

Pois é esse elenco de carreiras típicas, entre as quais nos encontramos, que vem sofrendo diuturnamente com campanha sórdida de desmoralização que atribui a pecha de privilegiados aos funcionários públicos, com a finalidade inconfessa, mas indisfarçável, de nos sacar direitos, os previdenciários em especial, e fragilizar o Estado.

Mais que defender valores meramente corporativos, defender a higidez do aparato de Estado é dever daqueles que ingressaram no serviço público, comprometendo-se com os valores e objetivos constitucionalmente estabelecidos.

A Constituição Federal de 1988 impõe a existência de um Estado forte para reduzir desigualdades, erradicar a pobreza, promover a dignidade humana, dando concretude a tudo que estatui.

Tendo transcorrido em alto nível, as discussões foram extremamente proveitosas e direcionadas à realização de uma contrapropaganda nacional de esclarecimento da população sobre o funcionalismo e a questão previdenciária.

A diretoria do Sindiproesp agradece o Sinafresp pelo convite para que nossa entidade tomasse parte das discussões.

O funcionalismo unido pode mais.

A DIRETORIA.

IMG-20190301-WA0049