Procuradores do Estado de São Paulo votam em lista tríplice para procurador-geral

Home / Artigos / Procuradores do Estado de São Paulo votam em lista tríplice para procurador-geral

Pleito é organizado pelo Sindiproesp, mas governador pode escolher o procurador-geral entre qualquer membro da carreira

Uma votação organizada pelo Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas do Estado de São Paulo (Sindiproesp) nesta terça-feira (20/3) definirá três nomes escolhidos pela categoria para assumir a Procuradoria Geral  do Estado de São Paulo (PGE).

A lista tríplice será encaminhada ao vice-governador Márcio França (PSB), que assumirá o governo com a saída de Geraldo Alckmin (PSDB) para concorrer à presidência da República nas eleições deste ano.

Na semana passada, foi feita uma primeira votação, que indicou sete nomes. O procurador Caio Cesar Guzzardi da Silva foi o mais votado, com 136 votos, seguido de Anna Candida Alves Pinto Serrano e Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo, empatados com 101 votos.

Eles foram seguidos por Marcelo José Magalhães Bonizzi, com 65 votos, Fabrizio de Lima Pieroni, com 39 votos e por Cristina Margarete Wagner Mastrobuono e Danilo Barth Pires, ambos com 28 votos. Cerca de 40% da categoria (338 procuradores) participou da votação.

A escolha do procurador-geral por meio de uma lista tríplice é uma antiga reivindicação da categoria, inspirada no modelo seguido pelo Ministério Público. A Constituição do Estado de São Paulo prevê que o governador pode escolher o procurador-geral entre qualquer procurador de carreira.

O atual procurador-geral é José Renato Ferreira Pires, escolhido pelo governo Geraldo Alckmin para assumir o posto depois da aposentadoria de Elival da Silva Ramos, que permaneceu por sete anos no cargo.

Artigos recomendados