SINDIPROESP ELEGE NOVA DIRETORIA

Home / Destaque / SINDIPROESP ELEGE NOVA DIRETORIA

No último dia 22.11.2018 foi eleita a diretoria que comandará o Sindiproesp no biênio 2019-20. Integrada por Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades do Estado de São Paulo, a chapa Advocacia Pública: Democracia e Autonomia para Avançarmos apresentou-se para o pleito com a proposta de atuar a partir de dois pilares estatutários e fundamentais: (i) compromisso com a democracia (interna e externa à instituição) e (ii) compromisso com a pauta da autonomia da Advocacia Pública.

Assim, a partir de primeiro de janeiro próximo a Procuradora do Estado de São Paulo Márcia Maria Barreta Fernandes Semer presidirá a entidade que, em 2019 completará 30 (trinta) anos de existência.

Integrante da carreira de Procurador do Estado de São Paulo desde 1990, a nova presidenta (primeira mulher a dirigir a entidade) partilhará a gestão com o Procurador do Estado André Brawerman (primeiro vice-presidente, PGE/Brasília), o Procurador de Autarquia Alberto José Macedo Filho (segundo vice-presidente, IPESP), o Procurador de Autarquia  José Nuzzi Neto (secretário geral, DAEE), o Procurador do Estado Alexander Silva Guimarães Pereira (secretário geral adjunto, Procuradoria Judicial/SP), a Procuradora do Estado Ana Cristina Leite Arruda (tesoureira, Procuradoria Fiscal/SP), a Procuradora de Autarquia Maria Luiza Bueno de Godoy (tesoureira adjunta, IPESP), o Procurador do Estado Rubem Fucs (diretor jurídico, PGE/SP), o Procurador Fundacional Octávio A. Fincatti Fornari (diretor jurídico adjunto, Fundação Casa), o Procurador do Estado Daniel C. Pagliusi Rodrigues (diretor de comunicações, PGE/Ribeirão Preto), o Procurador do Estado Roberto Mendes Mandelli Júnior (diretor adjunto de comunicações, PGE/Bauru), a Procuradora da Universidade de São Paulo Cátia Sandoval Peixoto (diretora de assuntos culturais e sociais, USP), a Procuradora do Estado Regina C. Pedrotti Vespero Fernandes (diretora adjunta de assuntos culturais e sociais, PGE/SP).

No Conselho Fiscal, elegeram-se a Procuradora do Estado Shirley Sanches Tomé (PGE/SP), a Procuradora Fundacional Beatriz Helena de A. Penteado (ITESP) e a Procuradora do Estado Claudia Bocardi Alegretti (PGE/SP).

Sobre a eleição, disse a Dra. Márcia Semer:

“É uma honra e um enorme desafio assumir a direção do Sindiproesp. Uma honra porque o Sindiproesp é um dos primeiros sindicatos de servidores públicos do país, criado poucos meses depois que a Constituição de 1988 admitiu essa possibilidade jurídica; uma honra porque o Sindiproesp é o sindicato de advogados públicos que pioneiramente projetou o ideal de uma advocacia pública unida; e uma honra porque o Sindiproesp desde sua fundação é um sindicato que tem por fundamento a dignidade da advocacia pública na perspectiva da construção de um Estado Democrático.

Um desafio porque nossos antecessores, desde o fundador Dr. Armando Marcondes Machado Jr. até o atual presidente Dr. Derly Barreto e Silva Filho são advogados públicos admiráveis, profissionais de destacada competência e idealismo, a quem rendo entusiasmadas homenagens e sinceros agradecimentos em nome de todos os advogados públicos de São Paulo. Um desafio, também, porque vivemos uma quadra de vigoroso questionamento dos direitos laborativos, sejam eles de servidores públicos ou trabalhadores privados, que buscaremos enfrentar na perspectiva da primazia constitucional da dignidade humana, cuja compreensão impõe a valorização do trabalho e do trabalhador como dimensão central do ser humano.

Para além da honra e do desafio, há uma vontade: a vontade de construir. A equipe de colegas que se dispôs a participar desta eleição na chapa eleita Advocacia Pública: Democracia e Autonomia para Avançarmos” é das mais qualificadas e entusiasmadas. Vamos atuar coletivamente em prol do aprimoramento dessa instituição de Estado que é a Advocacia Pública. Somos um grupo e estaremos juntos nessa construção, que se tem a particularidade de se voltar a um específico segmento do Estado (a Advocacia Pública), tem a universalidade de servir a toda sociedade afetada diariamente tanto pelas ações quanto pelas omissões estatais.”

Artigos recomendados