SINDIPROESP SE REÚNE COM SINAFRESP PARA DISCUTIR PAUTAS COMUNS

Home / Destaque / SINDIPROESP SE REÚNE COM SINAFRESP PARA DISCUTIR PAUTAS COMUNS

A Diretoria do Sindiproesp recebeu, na manhã do dia 11 de fevereiro, em sua sede, o Presidente e o Vice-presidente do Sinafresp- Alfredo Maranca e Glauco Honório- em reunião voltada à análise de conjuntura e discussão de iniciativas conjuntas destinadas a salvaguardar os direitos e interesses do funcionalismo público na reforma da previdência e em outros temas de importância comum.
Tomada como agenda política prioritária do governo recém-eleito, a reforma da previdência é matéria que vem tirando o sossego dos trabalhadores assalariados brasileiros tanto do campo público como do privado.
Particularmente no que concerne ao funcionalismo público, ademais da grande desconfiança instalada quanto à perenidade das regras de aposentação (afinal, essa será a terceira reforma previdenciária constitucional em vinte anos), preocupam sobremaneira as questões concernentes às regras de transição, ao tema da idade mínima e ainda ao percentual de contribuição exigido para obtenção do benefício.
No que toca à reforma previdenciária, a preservação dos direitos dos que já estão aposentados, bem assim daqueles que já perfizeram as condições para o requerimento da aposentadoria é garantia com a qual não se admite tergiversar.
Mas não é só. Entre os funcionários públicos ativos do Estado de São Paulo há os que ingressaram antes de 1998, depois de 1998 e antes de 2003, depois de 2003 e antes de 2013 e depois de 2013. Cada qual representa um segmento do funcionalismo cujo ingresso no serviço público se deu a partir de expectativas definidas de direitos que precisam ser respeitadas e preservadas pelas regras de transição.
Esses e outros assuntos estiveram no foco da conversa entre os dirigentes das entidades de classe, que envidarão esforços conjuntos para contatar as demais lideranças das carreiras típicas de Estado. Resultou ainda do encontro a proposta de realização de reuniões multisetoriais destinadas inclusive ao desenvolvimento de atividades de valorização do setor público junto às autoridades e à população.