CARTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO MEIO AMBIENTE

Home / Destaque / CARTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO MEIO AMBIENTE

O Instituto Brasileiro de Advocacia Pública – IBAP, o Instituto Socioambiental – ISA, o Conselho Indigenista Missionário – CIMI, o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA,  as Associações de Procuradores dos Estados de São Paulo – APESP, Pará – APEPA e Paraná – APEP e o Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, Fundações e Universidades Públicas do Estado de São Paulo – SINDIPROESP, reafirmando seu compromisso com a observância do devido processo legal, dentro de um Estado Democrático de Direito, e exortando o Brasil a respeitar os princípios e normas estabelecidos consensualmente pelos Estados Membros da Organização das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos, vêm a público manifestar coletivamente seu compromisso inarredável para com os valores insculpidos na Constituição de 1988 e nos Tratados Internacionais, nomeadamente:

• a garantia fundamental de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado;
  • o repúdio ao autoritarismo em todos os planos;
  • o respeito aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, nos moldes do art. 37, da Constituição Federal;
  • a defesa intransigente dos direitos humanos e do Direito Ambiental;
  • a igualdade de gênero;
  • a observância dos princípios contidos no art. 170, da Constituição Federal, em especial no seu inc.VI;
  • o respeito aos pactos internacionais sobre combate às mudanças climáticas;
  • as garantias fundamentais voltadas à proteção de povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos comunidades tradicionais.

Exortam ainda a que sejam rigorosamente apurados e punidos todos os casos de:

• a) feminicídios e agressões físicas, verbais e psicológicas contra mulheres, demonstrações de homofobia e intolerância em razão de gênero e orientação sexual, atentados contra a vida e a cultura de povos indígenas, quilombolas e afrodescendentes e crimes praticados contra lideranças ambientalistas;
  • b) crimes perpetrados por agentes estatais;
  • c) improbidade administrativa e lesão aos cofres públicos;
  • d) abuso de autoridade e apologia ao crime;
  • e) políticas que impliquem em destruição da biodiversidade e agravamento do aquecimento global.

Brasília, 15 de outubro de 2018

Instituto Brasileiro de Advocacia Pública – IBAP

Instituto Socioambiental – ISA

Conselho Indigenista Missionário – CIMI