COMUNICADO – NOTA DE PESAR

Home / Destaque / COMUNICADO – NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que a notícia do falecimento do professor Dalmo Dallari nos colheu nesta sexta-feira, 08 de abril de 2022. Dalmo de Abreu Dallari é um símbolo na luta de nosso povo pela Democracia. Humanista, jurista de escol, é sobretudo um professor inesquecível, que formou gerações ensinando os caminhos e os valores da liberdade e da solidariedade.
A tristeza de seu passamento nos traz também a responsabilidade de seguir sua luta. Neste Brasil desafiante de nossos dias, desfraldar a bandeira da democracia, da civilização, é o bastão que o Professor Dalmo coloca definitivamente em nossas mãos pra ser carregado. Honrar essa tarefa é nosso compromisso.
Para nós Advogados Públicos, são as palavras do próprio Professor Dalmo que nos orientam a caminhada:
“(…) o Procurador Público é quem torna certo que o Poder Público não é imune ao Direito. Compete-lhe defender os interesses sociais, particularizados numa entidade pública, sem excessos ou transigências, sempre segundo o Direito. Consciente de que o poder político e a atividade administrativa são expressões da disciplina jurídica das atividades de direção e administração da sociedade, o Procurador, orientando ou promovendo a defesa de interesses, jamais deverá omitir o fundamento jurídico de seu desempenho. E sua consciência jurídica não lhe há de permitir que, pela vontade de agradar ou pelo temor de desagradar, invoque o Direito segundo critérios de conveniência, para acobertar ações ou omissões injustas.”(Dalmo de Abreu Dallari, O Renascer do Direito, 2ª. edição, 2ª tiragem, São Paulo, Saraiva, 1996, p. 47).
Muito obrigada por tudo, professor Dalmo! Nosso eterno respeito!
Dalmo Dallari! Presente!

Fita-falecimentologo Sindiproesp site