Home / Notícias / SINDIPROESP E SECRETÁRIO DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO CELEBRAM O DIA DO ADVOGADO

O auditório da Sede da Fundação CASA foi palco, nesta sexta-feira (11 de agosto) para a celebração da fundação do cursos jurídicos no Brasil. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas do Estado de São Paulo, o Sindiproesp, em parceria com a Fundação CASA, e teve como objetivo lembrar a instituição dos primeiros cursos jurídicos no Brasil, em 1827, e promover uma reflexão sobre a atividade jurídica com os profissionais do Direito da Fundação CASA.

O evento reuniu o Secretário Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente da Fundação CASA, Márcio Fernando Elias Rosa, o presidente do Sindiproesp, Derly Barreto e Silva Filho, representantes da Fundação e do Sindicato, além de servidores da Assessoria Jurídica da CASA.

“Hoje é um dia de congraçamento, um dia que, compartilhando de um grande propósito, que é a valorização do advogado, da advocacia, da advocacia pública em especial, e dos estimados colegas desta Fundação, que merecem nossa homenagem, respeito e consideração”, disse Silva Filho.

O presidente da Fundação CASA fez uma palestra em que falou sobre a atividade jurídica e seu relacionamento com a sociedade e ressaltou que “agora com 190 anos, ninguém duvida da relevância, da importância, e mesmo da indispensabilidade da atividade jurídica para o estado democrático de direito”.

Elias Rosa lembrou da importância dos advogados em diversas passagens desde o fim da monarquia até a redemocratização do Brasil. “Quero resumir um pouco da grandeza desse exercício que todos vocês escolheram para ser na vida profissional. Não tem coisa mais fantástica, porque a advocacia propicia a todos vocês, como também a mim, a oportunidade concreta de interferir, positivamente, na vida de todo ser humano e toda a sociedade. Nossa função é essa. É interpretar a lei com a expectativa de estar fazendo o correto e, assim, encontrando o direito nesse grande sistema jurídico”, disse.

O Presidente do SINDIPROESP, Derly Barreto e Silva Filho, por sua vez, ressaltou e relembrou: “Desde a fundação de nosso Sindicato, em 1989, 6 meses após a promulgação da Constituição Federal, perseguimos com afinco a uniformidade de tratamento e a unificação dos diversos órgãos de Advocacia Pública do Estado.  O SINDIPROESP, como todos sabem, é integrado por Advogados Públicos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas.  Enfim, por todos os Advogados Públicos do Estado.  Todos somos Advogados Públicos.  Todos defendemos o Estado e seus órgãos, centralizados e descentralizados.  Todos exercemos Função Essencial à Justiça.  Enquanto os colegas Advogados Públicos da Fundação CASA atuam na defesa, na consultoria jurídica e no assessoramento jurídico fundacionais, os colegas Procuradores do Estado, notadamente os da Procuradoria Judicial e os das Consultorias Jurídicas da Secretária da Segurança Pública e da Secretaria da Administração Penitenciária, atuam na defesa, na consultoria e no assessoramento do Estado em temas que guardam estreita afinidade.  Para o SINDIPROESP, assim, não há diferença funcional que justifique a diferença de tratamento entre profissionais que desenvolvem atividades ontologicamente idênticas.  Por isso, insisto, é uma questão de justiça, de princípio e de coerência técnico-constitucional tanto a uniformidade de tratamento quanto a unificação de todos os órgãos de Advocacia Pública do Estado, a fim de que a Advocacia Pública seja uma só, una, única e unida”.

Fonte: http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/View.aspx?title=presidente-da-fundação-casa-palestra-no-dia-do-advogado&d=8229

Publicado em 11 de agosto de 2017.