“A ocupação é um instrumento de luta”, afirma deputado do estado de São Paulo

Home / Videos / “A ocupação é um instrumento de luta”, afirma deputado do estado de São Paulo

No Advocacia Pública desta semana, Márcia recebe nos estúdios do Justificando o Deputado Estadual Carlos Giannazi, eleito pelo PSOL em 2014.

Gianazzi já está em seu terceiro mandato como deputado do estado de São Paulo. Mestre em Educação e Doutor em História, vem à websérie falar sobre educação, a ocupação dos secundaristas nas escolas públicas, a reintegração de posse da Polícia Militar nas escolas sem a autorização do poder Judiciário e saídas para a educação pública.

Giannazi explica que a ocupação se tornou um instrumento mundial de protesto desde 2011, dos Estados Unidos ao Oriente Médio. No Brasil, criaram ainda mais força a partir das manifestações de 2013, em que ruas de todo o país foram ocupadas por jovens.

“A ocupação se tornou um instrumento mundial de protesto. A ocupação é um instrumento de luta, de resistência, e o Estado tem que entender isso. Os alunos ocupam uma escola que é deles, espaços públicos que foram construídos para ele. Eles não querem a posse daquele prédio, eles querem investimento em educação”, contou o deputado.

Artigos recomendados